1° Regional de Futebol de Campo
Taça “Vicente Arnaud de Medeiros”
Marcelino Vieira-RN – 25 de Abril de 2009
Art.1 – Este regulamento é o conjunto das disposições que rege o 1° Regional de Futebol de Campo, do município de Marcelino Vieira-RN no ano de 2009.
Art. 2- A equipe participante dessa competição, será considerada conhecedora deste regulamento, no que se refere aos seus direitos e obrigações, ficando submetida a toda as suas disposições e penalidades que dela emanam.
Art. 3- o número máximo de participantes por equipe, será de 22 atletas, confirmado pela a equipe , até o final da 1ª fase , dede que esta não tenha ainda completado o número permitido de inscrição, e que o atleta não tenha atuado por nenhuma outra equipe da competição.
§ 1° - Para que um atleta possa atuar em qualquer partida do 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense, se faz necessário que sua inscrição seja efetivada antes de seu inicio.
§ 2° - Um atleta escrito em uma equipe poderá atuar em outra, desde que esta efetive sua inscrição e que este ainda não tenha atuado na competição.
§ 3° - Caso qualquer equipe deseje cancelar a inscrição de um atleta que ainda não tenha atuado, objetivando a efetivação de nova inscrição, deverá recolher junto à comissão responsável a quantia de 15,00R$.
§ 4º - Os atletas terão que levar a campo suas identidades sempre que forem jogar.
Art. 4 – O prazo máximo para a efetivação da inscrição e até o dia ___ de ________ de 2009.
Art. 5 – Para que uma equipe possa escrever-se no 1° Regional de Futebol de Campo, é indispensável que atenda os seguintes requisitos.
§ 1° - Recolher, junto a comissão organizadora, a quantia de 200,00 R$, no ato da inscrição que será feita no dia da reunião.
§ 2° - Apresentar o formulário de inscrição, devidamente preenchido até o dia __________.
§ 3° - Apresentar original ou cópia legível do documento que possibilite a participação dos atletas que a compõe, quando assim o exigido.
§ 4° - Caso o atleta seja maior de 18 (dezoitos) anos, o documentos deverá conter fotografia.
Art. 6 – Toda informação contida na ficha de inscrição será de inteira responsabilidade do dirigente da equipe que o assinou.
Art. 7 – Poderão participar do 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense, pessoas acima de 14 anos, do sexo masculino, devidamente escritas em uma das equipes participantes.
Parágrafo único – Atendendo os requisitos mencionados, o atleta terá permissão de participar do 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense, independente de estar disputando qualquer outra competição e de possuir qualquer naturalidade.
Art. 8 – Os jogos terão inicio em horários fixados pela comissão organizadora, sendo considerada perdedora por ( W x O ), a equipe que não comparecer ao local da competição, até 20 minutos no máximo de tolerância , aos o horário estabelecido.
Art. 9 – A contagem de pontos para a primeira fase será a seguinte:
Vitória = 3 Pontos
Empate = 1 Ponto
Derrota = 0 Ponto
Art. 10. – Em caso de duas ou mais equipes terminarem a primeira fase com o mesmo número de pontos, serão adotados os seguintes critérios de desempates para decidir-se qual equipe passará a fase subseqüência:
1° - Maior número de vitórias
2° - Saldo de gols
3° - Maior número de gols marcados
4° - Confronto direto
5° - Sorteio
Art. 11 – Em caso de desistência ( W x O ), para efeito de contagem, será conferido o resultado de 1 x 0 em favor da equipe beneficiada.
Art. 12- Nas fases decisivas, quando o jogo terminar empatado no tempo regulamentar será cobrados um série de (5) penalidades, permanecendo assim o empate, serão cobrados pênaltis alternados até surgir à equipe vencedora, só podendo participar da decisão dos pênaltis aqueles atletas que terminaram por completo o jogo. ,
Art. 13 – O Campeão Legal, o segundo colocado e a equipe classificada em terceiro lugar na competição, farão jus as seguintes premiação:
1° Lugar: 1.500,00 mais Troféu e Medalhas
2° Lugar: 700,00 mais Troféu e Medalhas
3° Lugar: 300,00 mais Troféu e Medalhas
Art. 14 – Caberá aos árbitros designados para nas partidas, aplicar as regeras especificas da modalidade, agindo de forma imparcial.
§ único – Proibido aos árbitros e seus auxiliares fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas no local na competição, bem como atuarem alcoolizados.
Art.15 – A equipe que se sentir prejudicada por uma situação irregular decorrente da disputa, poderá encaminhar a comissão julgadora um documento denominado de protesto.
§ único – o Protesto só será aceito se atender as seguintes determinações:
a) Deverá ser apresentado digitado ou datilografado, dentro de um prazo de no máximo 24 horas após o termino daquela partida.
b) Ao documento de protesto será adicionada a quantia de 100,00
c) Deverá se expresso de maneira clara e objetiva, nomeando a causa do mesmo e assinado pelo responsável pela equipe interressada.
d) A comissão julgadora poderá se pronunciar favorável ou desfavorável a equipe que encaminhou o documento de protesto, sendo sua decisão de caráter irrevogável.
Art. 16 – Caso as cores do uniforme se prestem a estabelecer dificuldades para identificação, pela arbitragem, a equipe colocada ao lado esquerdo da tabela dos jogos deverá proceder a troca do uniforme para o jogo corresponder.
Art. 17- Todas as partidas serão realizadas no campo da cidade de Marcelino Vieira-RN.
Art. 18 – O responsável por cada equipe deverá apresentar o documento de identificação de cada jogador inscrito antes do primeiro jogo da equipe que esteja participando da competição e atuando ao momento.
Art. 19- Será permitido o número máximo de 5(cinco) substituições por equipe em cada partida, sendo uma delas reservada, exclusivamente ao goleiro, podendo este ser trocado por um jogador de linha, e, o atleta substituto, não poderá voltar a atuar na partida em que ocorreu a substituição.
Art. 20- Toda substituição de atletas durante a partida deverá ser previamente comunicada a autorizada pelo arbitro 0antes de sua efetivação, bem como trocas de números de camisas entre jogadores, caso isso não ocorra, o atleta substituto será penalizado com aplicação de 1 (um) cartão amarelo.
Art. 21- O atleta que, durante a competição receber 2 (dois) cartões amarelos, ou 1 (um) cartão vermelho, será automaticamente suspenso do jogo seguinte, só podendo voltar a jogar por sua equipe após seu comprimento da punição que será de 1(um) jogo.
§ 1° - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo, já recebido na mesma ou em outra partida da competição.
§ 2° - A contagem de cartões (vermelhos e amarelos) será feita dentro da competição, contudo os cartões recebidos na fazer eliminatória serão eliminados, caso a equipe classifique-se para a fase subseqüente, sendo que o atleta que, ao passar de fase, tiver sido punido com suspensão automática, será obrigado a cumpri-la.
§ 3° - O atleta que for expulso durante um jogo da 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense e/ou proceder com conduta violenta ou grosseira ou com manifestações injuriosas para com demais jogadores, árbitros, auxiliares ou organizadores, poderá ser julgado e ter sua punição ampliada, podendo, inclusive, ser suspenso da competição.
§ 4° - Qualquer tipo de agressão de natureza física para com os árbitros, auxiliares e organizadores, acarreta na exclusão do atleta da competição, podendo este ainda ser indiciado na policiam, em virtude do tipo da agressão.
Art. 22 – A equipe que utilizar atletas irregulares em qualquer partida válida pelo 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense , sujeitar-se-á:
a) Perda automática dos pontos ganhos naquela (s) partida (s), em caso de vitória, com atribuição de 3 pontos ganhos à equipe adversária.
b) Perca automática dos pontos ganhos na partida, em caso de empate, com atribuição de 3 pontos ganhos a equipe adversária.
c) ratificação de 00 ponto, em caso de derrota, com atribuição de 3 pontos ganhos à equipe adversária.
Art. 23 – Os casos omissos serão resolvidos pela comissão técnica desportiva, formada para esta competição.
Agradecemos desde já a todos, o entendimento, o cumprimento e a colaboração de todos os envolvidos neste evento de médio porte.
Prestaremos outros esclarecimentos no decorrer do 1° Regional de Futebol de Campo Vieirense.
E façamos desta competição uma maneira de encontrarmos novos amigos, colegas, parceiros e que a paz possa prevalecer em todos os momentos, visando em almejar o grande título que é uma atração, uma cobiça, uma meta a ser encarado com muita responsabilidade e respeito para com o próximo.
Boa Sorte a todos, e que vença aquele que estiver preparado não só pra vencer mais também muitas vezes para aqueles que sabem perder.
Para maiores esclarecimentos:
Ligue para (084) 3385 2015
Falar com Barrinho ou Tucha